Publicidade

12.2.18

De cerâmica, porcelana, vidro ou madeira... Que importa?! Eu gosto é de pratos!

Se tivesse que pensar um bocadinho a sério sobre as minhas dependências teria de assumir que os pratos são o meu calcanhar de aquiles... Serão talvez a razão que um dia ainda me vai levar para o Pratólicos Anónimos. Quando é que transferi a minha loucura por sapatos para os pratos? Acho que numa altura, há uns poucos de anos, quando o vicio por sapatos deixou de ser financeiramente comportável, ao ponto de se passarem meses sem ter dinheiro para comprar nenhuns. Perceba-se que não estou a chorar sobre o assunto!! E por essa altura, surgiram os pratos.  Podia ter pratos novos todos os meses, afinal de contas há-os dos 1€ até aos milhares de euros (imagino). Cá em casa são sempre comprados aos dois de cada vez... o que faz sentido já que 350 dias dos 365 do ano somos dois. Nos outros 15 dias os nossos amigos e familiares já se habituaram a mesas ecléticas com pratos de cores, formas e estilos salteados. Naturalmente que, quando compro novos 2 pratos, tenho em mente a conjugação com os pratos cá de casa... Digamos que as minhas mesas para as visitas são parecidas com um desfile de moda... pratos diferentes dois a dois mas que parecem saídos da mesma colecção.

Os de madeira eram uma falha na minha cozinha e andava à procura de uns há meses!! Sorte que os Deuses das Fadas do Lar está sempre atento aos meus desejos e arranja sempre forma de me cruzar com os pratos que sonho. Lá estavam eles... Ao lado de uma feira de vinhos, queijos e enchidos, num topo de hipermercado a piscar-me o olho com toda a sua beleza (e ainda para mais com preços cortados 25%).

"Vou só à loja buscar dois pratinhos de madeira que andava há imenso tempo à procura... São tão lindos" (e sim, imaginem esta frase com um ar de criança que acabou de encontrar o brinquedo preferido)

"Mais pratos?!?"

"São de madeira. Não temos!"

Na conversa com o meu marido já eu sabia que ia trazer quatro pratinhos de madeira... Mas é daquele tipo de omissão que fazemos para evitar sofrimento desnecessário. Um bocadinho quando compramos (mesmo que seja pago com o dinheiro do nosso trabalho) uma peça de roupa nova de 59,99€ e lhes dizemos que custou 50€.

Wood Plates

E assim, vieram para a minha cozinha quatro novos habitantes (os mais resistentes pratos, à prova de lascadas e quedas no chão). Dois médios e dois de mais pequenos. Ficaram lá tantos outros que queria ter trazido, e ainda mais umas quantas tábuas de servir maravilhosas mas a contenção é uma das minhas maiores virtudes adquiridas. 

Estes são portugueses, da Gradirripas, uma empresa de 1885, já aqui do lado, em Santarém. A arte da criação é portuguesa, assim como a madeira de pinheiro que serve de matéria-prima. E ainda há uma preocupação especial na proveniência dessa madeira. Garantindo que provém de madeireiras sustentáveis e controladas. 

Acreditem que já vi MUITOOOOOS pratos de madeira por esse Instagram culinário fora e estes são sem dúvida dos mais bonitos e bem acabadinhos que já vi.

Sem comentários: