Publicidade

5.3.18

Apropriação cultural? What?!

Ups!! Espera, o what também será uma apropriação cultural?!?!

Então deparei-me com, mais uma estúpida não notícia, gerada pelas, fantásticas, mas tantas vezes despropositadas e anormais, redes sociais e não resisti não comentar em voz alta "mas que anormalidade é esta?! O mundo está louco!!"

Há uma moçoila da girls band britânica Little Mix, a ruivaça Jesy Nelson, que postou uma foto no seu Instagram onde aparecia com o cabelo todo feito em tranças enroladas... 

Fonte Instagram Jesynelson

Vai daí, ou vêm daí uma série de desocupados ocupados de redes sociais exigir à senhora que retire de imediato a foto e se retrate, pedindo desculpas, deixando entre linhas quase um pedido de que o mesmo seja feito em joelhos sobre milho cru, enquanto se autoflagela com um chicote, porque fazer aquelas tranças é uma "apropriação cultural". What?!?! Mas essa merda existe?!?! 

Lembro-me vivamente de ter feito umas tranças, nos meus, então, cabelos louros e bem fininhos quando andava na universidade... Durou uma semana e lembro-me perfeitamente de ter pensado que nunca mais faria tal coisa na vida, e em como era possível que houvesse pessoas que usavam aquele estilo de cabelo, doloroso, quase toda uma vida... E como crianças aguentavam a dor de fazer e ter trancinhas fininhas agarradas à cabeça. Mas nunca me passou pela minha cabeça doridamente entrançada que eu me estivesse a apropriar culturalmente do que quer que fosse... A sério, mesmo que essa expressão existe?! Ainda não consigo acreditar. 

Então se eu agora do nada me apetecesse começar a vestir sete saias viriam socas de senhoras nazarenas voar na minha direcção por apropriação cultural?! Ou será que se um sr chinês ali do Bazar do Oriente se lembrar de começar a beber o chá numa caneca com um falo das Caldas dentro também será apropriação cultural?! 

Então e o cabelo liso?! É cultura de quem? Qualquer dia uma pessoa vai ao cabeleireiro e tem daqueles livros de penteados enormes divididos por separadores culturais - Reservado a cabelos orientais / Reservado a cabelos Africanos / Reservado a Europeus localizados fora do mediterrâneo / Reservado aos outros europeus...

Mas que estupidez é esta?! Quantas coisas da moda são inspiração cultural? Provavelmente veio de África a inspiração para todos os turbantes que hoje andam nas cabeças do mundo. E os pijaminhas acetinados com garças pintados, não são mais que versões pret-à-porter dos tecidos luxuosos orientais, até os crop top brocados são completamente Bollywood... 

E nos cabelos... Quantas de nós nos últimos 4 anos anda fazer balayages (nuances que demoram uma eternidade para parecer que o nosso cabelo foi beijado pelo sol) quando nunca na vida nos aproximaríamos duma prancha de surf. Ou quantas rastas (algumas bem porcas como as originais) andam por este país em cabeças pertencentes a pessoas que não são nem de longe nem de perto rastafaris. E todas as ruivas falsas que andam a pintar este mundo de colorido sem que venham os Irlandeses pedir-lhes uma taxa por apropriação cultural?! Esperem lá... Já percebi porque um alisamento brasileiro é tão caro... incluirá o preço uma taxa para enviar ao país folião?!

Por favor, se alguém me souber dar o exemplo de uma situação em que a expressão "apropriação cultural" faça realmente sentido partilhe comigo porque perderei a fé toda na humanidade se essa expressão servir apenas a uns milhares de anormais, pessoas acéfalas que nem de tranças ficam com mais volume de cérebro, que se põem escondidos atrás de aparelhómetros à espera da próxima controvérsia que lhes dê significado à sua insignificante vida.




Sem comentários: